INSS DIGITAL

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do INSS Digital para a advocacia paulista. O advogado poderá realizar vários procedimentos pelo sistema do INSS na internet, inclusive abrir processos para concessão de aposentadorias e benefícios, com o envio de documentação digitalizada. Para tanto, as advogadas e os advogados deverão fazer a adesão, através do site da OAB SP, assinando o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo, com certificado digital.

 

Quem pode ter acesso

Advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Secional de São Paulo, desde que ativos, adimplentes e que não se encontrem punidos pela OAB SP ou que não estejam conhecidamente com condenação criminal, respeitada a cláusula de limitação territorial, conforme item 03(três) do Plano de Trabalho firmado entre as partes.

 

Como se cadastrar

Através da área restrita do site da OAB SP, clicando no link “INSS Digital”. O advogado precisa ter um certificado digital instalado e funcionando no computador em que for fazer o acesso, além da extensão WebSigner da Certisign no navegador.

Após a adesão, o advogado deverá aguardar um e-mail com os dados para sua autenticação no sistema do INSS. O prazo para recebimento do e-mail é de 10 dias úteis. A partir daí, todo o procedimento deverá ser realizado através do sistema do INSS.

         

Manuais

         ✓ Para se cadastrar no site da OAB SP, – https://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/LoginSite/AcessoRestrito/gateway.aspx?op=71

         ✓ Para acessar o sistema do INSS, – http://requerimento.inss.gov.br/saginternet/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml

 

Modelos de requerimento

 

Acordo de Cooperação Técnica e anexos